• Open-Hours:10 am to 7pm
  • info@themeansar.com

Quem foi Irmã Simone Roach?

nov 17, 2020 Blog
Irmã_Simone_Roach
Irmã Simone Roach – 1922-2016

Uma pioneira na ética da enfermagem que desenvolveu uma teoria influente do cuidado, a irmã Simone Roach recebeu o crédito por estabelecer o primeiro código de ética para enfermeiras no Canadá e inspirar gerações de enfermeiras.

Em 2016, a irmã Simone, que faleceu em 2 de julho em Antigonish, N.S., aos 93 anos, foi chamada para supervisionar o desenvolvimento de um código de ética para enfermeiras registradas no Canadá. Tendo passado nove anos construindo o departamento de enfermagem na Universidade St. Francis Xavier em Antigonish, como diretora do departamento, ela era considerada uma educadora de enfermagem influente e perfeita para o trabalho.

“Ela é uma daquelas pessoas icônicas em nossa profissão”, disse Anne Sutherland Boal, diretora executiva da Canadian Nurses Association. “Ela tocou tantos de nós.”

Embora mudanças tenham sido feitas no código de ética, ele permanece fiel ao que a irmã Simone escreveu há mais de 35 anos, disse Sutherland Boal.


Sua teoria de cuidar, frequentemente chamada de “6 Cs” de cuidar, está inserida no código. “Quando ela falou, ela falou sobre ser humana. Ela falou sobre a responsabilidade de cuidar de um paciente”, disse Joanne Whitty-Rogers, diretora interina e presidente interina da Escola de Enfermagem St. Francis Xavier.

“Não é apenas a tecnologia que salva os pacientes é também o carinho que você mostra aos pacientes.”

Dr. Whitty-Rogers, citando a irmã Simone.

Irmã Simone, membro das Irmãs de Santa Marta, acreditava que o cuidado era intrínseco a todas as pessoas. É carinho, ela ensinou, que é o núcleo e a base básica para o que os enfermeiros fazem todos os dias. “Não nos importamos porque somos enfermeiras ou tecnólogos em radiação, mas porque somos seres humanos”, disse ela aos graduados em enfermagem em 2011 na Universidade McMaster em Hamilton, após receber um doutorado honorário em leis. “A necessidade de cuidar dos outros é o que o chamou para a profissão e é o que vai sustentá-lo através das alegrias, conflitos e desafios que você experimentará.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.