O dia-a-dia na luta contra a doença coronavírus (Covid-19) está sendo fundamental para salvar vidas. Profissionais de saúde como médicos, enfermeiras, farmacêuticos, técnicos etc. estão na linha de frente da Covid-19, o que os coloca em risco eminente como resultado de seu comprometimento em salvar vidas. Como os médicos, as enfermeiras também desempenham um papel vital no tratamento de pacientes gravemente enfermos.
Embora os trabalhadores de saúde representem menos de 3% da população na grande maioria dos países e menos de 2% em quase todos os países de baixa e média renda, cerca de 14% dos casos de COVID-19 notificados à OMS são entre trabalhadores de saúde. Em alguns países, a proporção pode chegar a 35%. No entanto, a disponibilidade e a qualidade dos dados são limitadas e não é possível estabelecer se os profissionais de saúde foram infectados no local de trabalho ou em ambientes comunitários. Milhares de profissionais de saúde infectados com COVID-19 perderam a vida em todo o mundo.
O COVID-19 expôs os profissionais de saúde e suas famílias a níveis de risco sem precedentes. Embora não seja representativo, os dados de muitos países nas regiões da OMS indicam que as infecções por COVID-19 entre os profissionais de saúde são muito maiores do que na população em geral.
É claro que as enfermeiras estão se preparando para atender ao pedido de ajuda, mas não são super-heróis ou anjos: são mulheres e homens que têm filhos, famílias, amigos e responsabilidades, e devem ser protegidos dos riscos de cuidar de pacientes com sintomas da COVID-19.
Veja agora o PDF que o Cofen e o Coren preparam Recomendações Gerais para Organização dos Serviços de Saúde e preparo das equipes de enfermagem. #EnfermagemContraCoranavirus