A enfermagem é uma profissão de saúde que envolve anos de treinamento e educação continuada e especializada para cuidar de pacientes em uma variedade de ambientes. Os enfermeiros são, frequentemente, os primeiros profissionais de saúde que os pacientes encontram. É um especialista técnico, um educador, um conselheiro e um recurso fundamental para a família, utilizando todos os sentidos para melhor cuidar de um paciente.
Como o cuidado é definido?
O dicionário Aurélio define o cuidado como “Demonstração de atenção; em que há cautela, prudência; Aplicação e capricho ao realizar algo; zelo, esmero; Atenção maior em relação a”.
Por que cuidar é uma parte importante da enfermagem?
O cuidado com o paciente não é apenas sobre o aspecto médico da enfermagem. Os pacientes podem sentir estresse sobre suas condições, lesões, procedimentos, cirurgias ou recuperação. É importante que as enfermeiras tratem as doenças físicas de um paciente, bem como suas necessidades emocionais.
Quando as enfermeiras demonstram empatia, promovem uma relação colaborativa com os pacientes, o que pode ajudar a eliminar causas, sintomas ou explicações que resultem em um diagnóstico adequado e tratamentos adequados. A comunicação aberta e o respeito mútuo entre enfermeiros e seus pacientes podem resultar nesses resultados positivos dos pacientes:
- Internações mais curtas.
- Alívio da dor.
- Diminuição da ansiedade.
- Perspectiva otimista sobre a recuperação.
Como o cuidado em enfermagem é cultivado?
Ao incutir enfermeiros com os valores do cuidado centrado no paciente, as escolas de enfermagem e as organizações de saúde ajudam a desenvolver uma abordagem compassiva ao cuidado. Os hospitais podem usar simulação para ensinar aos enfermeiros as habilidades que precisam para se relacionar com seus pacientes. Aqui estão algumas maneiras que as enfermeiras podem mostrar que se importam:
- Sorriso.
- Faça contato visual.
- Saúda seu paciente pelo nome deles.
- Sente-se em uma cadeira ao lado do paciente quando conversar.
- Ouça atentamente sem interromper.
- Realize pedidos.
- Pergunte aos pacientes o que eles precisam.
- Responda perguntas.
Quais são os Seis C’s de Cuidado?
Irmã Simone Roach veio com os cinco C’s de cuidado: compromisso, consciência, competência, compaixão, confiança e comunicação. Os seis C’s são considerados benéficos para melhorar as relações entre colegas de trabalho e pacientes e aumentar as chances de um enfermeiro para o avanço na carreira. Consciência e compaixão se relacionam diretamente com o melhor atendimento possível aos pacientes de forma moralmente responsável e atenciosa. As enfermeiras devem sempre ficar atentas de como gostariam de ser tratadas se trocassem de lugar com seus pacientes.